На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Dawn of the Dead (bra: Despertar dos Mortos ou O Despertar dos Mortos; prt: Zombie - O Regresso dos Mortos-Vivos) é um filme ítalo-estadunidense de 1978, dos gêneros terror, suspense, drama e ficção científica, dirigido por George A. Romero, com roteiro de Dario Argento e do próprio Romero.
É o segundo filme de Romero na série Living Dead, mas não contém nenhum dos personagens ou cenários do filme de 1968. Dawn of the Dead mostra em uma escala maior a histeria em massa causada por uma repentina reanimação dos mortos que se alimentam de carne humana. O elenco é composto por David Emge, Ken Foree, Scott Reiniger, e Gaylen Ross como sobreviventes de uma epidemia que barricaram-se dentro de um shopping.
Dawn of the Dead foi gravado em quatro meses, do final de 1977 até o começo de 1978, nas cidades da Pensilvânia, Pittsburgh e Monroeville; a sua primeira localização de filmagem foi o shopping de Monroeville. O filme foi feito com um orçamento estimado de 1.36€ milhão e foi um sucesso para o seu tempo, arrecadando aproximadamente 50.01€ milhões no mundo inteiro. Desde que estreou nos cinemas em 1978, e apesar da violência gráfica extrema, análises do filme foram positivas.
Em adição às quatro sequências oficiais, o filme gerou diversas paródias e referências da cultura pop. Um refilmagem foi exibida nos Estados Unidos em 19 de março de 2004. Foi categorizado como uma "reimaginação" do conceito do filme original.[carece de fontes?] Em 2008, Dawn of the Dead foi escolhido pela revista Empire como um dos 500 melhores filmes de todos os tempos, juntamente com Night of the Living Dead.